A sociedade…

CONECTAmbiental nasceu daqueles encontros felizes da vida. Carol Honora e Pedro Lobão se conheceram quando trabalhavam com gestão de unidades de conservação no Poder Público do Estado de São Paulo. Poucas conversas foram suficientes para encontrarem uma imensidão de afinidades e ideais. Os “amisócios”, como se autodenominam, criaram a CONECTAmbiental na busca incessante de promover transformações na sociedade, atuando com compromisso, criatividade, transparência e, principalmente, paixão.


Carol Honora

Paulista-paulistana, sempre escapava da cidade grande com seus pais e irmãs para estar mais próxima da Natureza. Foi com eles que aprendeu a valorizar as coisas “simples da vida” e que os maiores tesouros não estão no “ter”, mas sim, no “ser” e “estar”. Este respeito pelo meio ambiente e pelo ser humano, a impulsionaram a buscar um algo mais. Começou a participar das ações do grupo do voluntariado da SOS Mata Atlântica e decidiu que faria a faculdade de Direito para especializar-se em Direito Ambiental. Como planejado, acabou a faculdade e especializou-se em Direito Ambiental na PUC-SP. Os seus valores de vida a encaminharam para trabalhar em áreas alternativas do Direito: exerceu a advocacia com projetos de cinema que recebiam investimentos pela Lei do Audiovisual e no Terceiro Setor. Em 2005, passou a trabalhar para o Governo do Estado de São Paulo, com foco em áreas protegidas e todos os assuntos que permeiam esta temática (criação e gestão de unidades de conservação, regularização fundiária, conflitos socioambientais, dentre outros), onde permaneceu até 2014. Apresentou trabalhos no Brasil e no exterior e lecionou a disciplina “Legislação Ambiental Aplicada” e “Direito Ambiental” na pós-graduação em Gestão Ambiental da UNISA. A partir de então, vem concretizando os seus objetivos profissionais e pessoais com a criação da CONECTAmbiental, ampliando sua experiência e atuação junto aos setores privado e não-governamental. Em 2016, ingressou no Programa de Mestrado em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Por último, mas não menos importante, tem um companheiro de vida que, além de também trabalhar na área ambiental, compactua de seus ideais, e é mãe de João Pedro, por quem acredita que vale a pena trabalhar por um mundo onde as relações entre o ser humano e o meio ambiente sejam mais respeitosas e harmônicas.


Pedro Lobão

Natural de Itabuna – BA, município da região cacaueira, mundialmente reconhecida pelo seu sistema de cultivo, denominado “Cacau-Cabruca”, que por décadas ensina o que, hoje, é denominado “Conservação Produtiva”; filho de um casal que possui laços profundos com a natureza e que dedica suas vidas à região onde nasceu, Pedro é um apaixonado por tudo o que a natureza o oferece. Como consequência, decidiu que essa relação não se limitaria ao lazer e contemplação (adora esportes e turismo em contato com a natureza); formou-se em Ciências Biológicas e sagrou-se Mestre em Ecologia. Nessa jornada, conheceu quase todos os biomas brasileiros, tanto através de experiências acadêmicas como profissionais, sendo esta última na iniciativa privada. Como se não bastasse, deixou-se apaixonar por Juliana, uma bióloga com quem aprende e compartilha sobre a profissão e, sobretudo, o amor pela filha Marina (Morena). À paixão pela biologia, juntou o desejo de servir ao coletivo… Também influenciado por seus pais, que sempre dedicaram tempo a ajudar o próximo e a sociedade, ingressou no serviço público, onde muito aprendeu e pode conhecer pessoas que até hoje o presenteiam com conhecimento. Também experienciou a nobre função de professor, ao longo de um curso de pós-graduação, na tentativa de contribuir, principalmente, na formação de cidadãos. Como resultado, forjou-se um cidadão que busca colaborar com a sociedade para ampliar nossas capacidades de interagir com o meio ambiente nas suas várias formas possíveis, mirando o desenvolvimento social, econômico e ambiental.”